MINDFULNESS CORPORATIVO

Atenção Plena para Empresas

MINDFULNESS CORPORATIVO

ALGUMAS EMPRESAS CLIENTES

Desenvolvimento de cursos e treinamentos com base em Atenção Plena (Mindfulness e/ou Mindful Eating) destinados ao público geral e empresas (online e presencial).

Missão: Fazer com que o primeiro contato com a técnica de Atenção Plena seja positivo e encorajador. Despertar o interesse das pessoas apresentando os fundamentos do mindfulness com qualidade e clareza, mostrando que mudar é fácil quando se sabe como. 

Empresas e pessoas conscientes de si, dos outros e de suas conexões contribuem para um ambiente mais saudável e tranquilo, conquistando uma vida mais significativa e feliz.

BENEFÍCIOS DOS CURSOS E TREINAMENTOS

Reduz estresse e ansiedade

Aumento de foco e criatividade

Aumento da produtividade

Inteligência emocional

Melhora dos relacionamentos e trabalho em equipe

Melhora na qualidade dos relacionamentos e de liderança;

Melhora da qualidade do sono

Autorregulação emocional

Fortalecimento do sistema imunológico

Melhora a escuta e comunicação

MINDFULNESS NA SUA EMPRESA Formatos:

EMPRESAS QUE JÁ UTILIZAM MINDFULNESS

Em um mundo multitarefa, onde tudo é para ontem, como é possível reduzir o estresse no ambiente de trabalho e tornar sua equipe mais produtiva, saudável e principalmente feliz?

​A prática de atenção plena faz com que desenvolvamos o espaço entre um impulso e a nossa reação. Quanto mais praticamos, mais temos consciência desse espaço e assim escolheremos o caminho mais positivo de nossas ações naquele momento, ou seja, tomando melhores decisões.

Mindfulness propõe incentivar os colaboradores a desligar a função multitarefa (e não ficar pensando no passado ou no futuro- ex: ficar se martirizando por algo que já aconteceu ou pensando no que tem que fazer quando chegar em casa-, pois isso gera depressão ou ansiedade). A intenção é se concentrar total e intencionalmente no presente. Embora não pareça a melhor estratégia para o ambiente corporativo, que visa prazos e resultados, muitas empresas têm obtido excelentes resultados com esta prática.

Os gestores que promovem práticas de Mindfulness auxiliam as pessoas a serem mais ativas e conduzem a sua atenção para a tarefa mais pertinente naquele momento. Ou seja, a prática aplicada dentro do ambiente corporativo propicia o aumento do foco e de produtividade. Mas não é só isso, ela também melhora o desenvolvimento mental, potencial e criativo do colaborador. Assim, a empresa vai desenvolver profissionais mais comprometidos com resultados.

Como transformar dispersão em produtividade através do Mindfulness

Ao longo do dia ficamos dispersos e a nossa mente procura fugas. O ser humano consegue manter o foco em uma atividade durante 40 minutos, após isso ele precisa de um tempo. Um estudo de Harvard, realizado em 2010, aponta que, de todo o tempo que permanecemos acordados, quase a metade dele (47%) é gasto com as distrações.

Pensando assim, é possível supor que um funcionário será mais produtivo se estiver com uma mente mais focada, certo? As empresas que pensam no futuro entendem a importância de valorizar o capital humano. Pois são os colaboradores os principais responsáveis pelo desempenho e pelos resultados da corporação.

O Google, por exemplo(além de outras grandes empresas como Ford, American Express, LinkedIn, IBM, etc), investe em programas de mindfulness (“Search Inside Yourself” aplicado desde 2007). Percebe-se que o retorno para a organização não é só rentável, mas principalmente engloba satisfação de quem trabalha lá. Isso melhora o bem estar na empresa e se reflete na produtividade. Quanto melhor o seu colaborador se sentir no ambiente de trabalho, melhor será o clima organizacional.

O treinamento melhora a qualidade do trabalho em equipe, a capacidade de tomar decisões, além de tirar o indivíduo do condicionamento automático e dos padrões mentais (cognitivos), influenciando na capacidade da atenção, o que faz com que o profissional esteja mais predisposto a tomar decisões assertivas e conscientes. E o melhor? Pode ser realizada em qualquer lugar e em qualquer situação.

Pesquisas

Pesquisa conduzida pelo fundo de Investimentos Fidelity e pelo National Business Group on Health, dedicado a estudar a saúde nas empresas, descobriu que 22% das maiores companhias americanas têm programas de treinamento de Mindfulness e 21% pretendem instituí-los ao longo de 2017.

Existem diversas pesquisas neuro-científicas comprovando os benefícios da prática, tratando da neuroplasticidade. Harvard possui uma pesquisa que conclui que praticantes de meditação apresentaram aumento da densidade do hipocampo, área do cérebro relacionada à memória e aprendizado. Além da redução da atividade da amígdala cerebral, região associada ao estresse, ansiedade e comportamentos agressivos.

DEPOIMENTO

“A Luiza nos ajudou a preparar os funcionários da Ticket para o retorno ao escritório, depois de tanto tempo trabalhando exclusivamente à distância. Ela trouxe uma abordagem muito conectada à realidade das pessoas que precisaram readaptar o modelo de trabalho, administração emocional e saúde mental. Reforçou a importância da identificação das emoções, autoconhecimento e da respiração como aliados ao controle do estresse e da ansiedade. Isso foi muito importante para nós e os desafios do momento."
MICHELE COSTA
COORDENADORA DE RH DA TICKET

EVENTO DA LIVE OFICIAL

MATÉRIA REVISTA NUBE